Bem-vindos à Fakelândia

Parece que foi Millôr Quintana quem disse que uma mentira é uma verdade que se esqueceu de acontecer.

É verdade.

Um boato vale mais do que mil checagens. E o espaço para a retratação é inversamente proporcional ao dado à calúnia.

Dito isso, volto ao exercício de transformar algo que, falso, torna-se real.

Há alguns anos, fiz um cartaz de um suposto curandeiro que prometia absurdos. Imprimi com a ajuda de um amigo. Amassei-o para parecer que se tratava de algo achado na rua, fotografei e enviei despretensiosamente por e-mail a um grupo de conhecidos.

Isso rodou muito e até voltou a mim. Na última terça-feira (11), parou no programa desse senhor simpático:

Algum de vocês já recebeu? Tenho o original aqui. Ah, aí vai um ampliado, caso alguém queira ver – Pai Arnápio

28 Respostas to “Bem-vindos à Fakelândia”

  1. rafael Says:

    hahaha muito bom
    vi no dia, nossa nunca ia imaginar que voce que tinha feito
    tem um que é engraçado que o cara é ‘ex-viado ex-portador da sida, ex-presidiário” uheahueauhhuahueauhuhea

  2. tiago Says:

    ENTÃO VOCÊ É O PAI ARNAPIO??? QUE DIZ QUE ATENDE EM QUALQUER HORÁRIO??? Eu te liguei ontem às 4h e meia da manhã e você NÃO atendeu. Propaganda mentirosa!!

    PS: Jô? Só te digo isso: aff…

  3. Samuel Otávio Says:

    Tô me sentindo lesado aqui! Putz! Que mente fértil.

  4. vanedja Says:

    Como checar se isso tb ñ é invenção sua?
    rsrsrs

  5. Diego Says:

    Noooooossa, eu já recebi várias vezes o anúncio do Pai Arnápio por e-mail, é bem “famoso” e não sabia que era fake.

    Definitivamente, você é foda.

  6. ThePzr Says:

    parabéns….o negócio mesmo é inventar coisas e deixar o povo ficar maluco acreditando nelas. Essa do Pai Arnápio eu já tinha recebido sim, assim como o do Pai Gallo que faz com que vc não receba a visita de nenhum consultor(?)…..enfim….
    Continue inventando coisas…..faz bem prá saúde sua e nossa!
    Abraço

  7. Fausto Says:

    Se o pai arnápio é fake, então quem eh aquele senhor que disse curar-me dos meu males de viadagem se eu desse uma pegadinha em sua benga??? AFF!

  8. rogerlima Says:

    Um bom exemplo de viral ;) se tivesse colocado uma logomarca ali rendia impactos hein =P

  9. Victor Says:

    Sei que o Pai Arnápio não existe, mas estou com um bicho-de-pé que dá uma coceira danada, tem algum remedinho? ;-)

    Curti o “desobre corno”. Enquanto os detetives profissionais descobrem o Ricardão, o Pai Arnápio cata é o corno que tá se escondendo p não pagar a pensão.

  10. Dr. Rômulo O. Costalarga Says:

    ADEVOGADO DE CELEBRIDADES TRAINEE
    O escritório de adevogados Rômulo Costalarga abriu processo seletivo para o cargo de Adevogado de Celebridades Trainee.
    Os candidatos podem se inscrever no link:
    http://costalargaadevogados.wordpress.com/recrutamento

  11. Carolina Farbiarz Says:

    Dino, quem disse “A mentira é uma verdade que se esqueceu de acontecer.” foi Mario Quintana.
    E hoje em dia a web só comprova essa frase, não é???
    Brilhante o seu post e a sua idéia!

  12. Anunakin Says:

    Também acho que é invenção sua ter inventado que inventou a mentira falsa e mentirosa photoshopada do Pai Arnapio….

    • Fabio Says:

      Também acho que é invenção sua ter inventado que inventou a mentira falsa e mentirosa photoshopada do Pai Arnapio…. (2)

  13. tastelikecookie Says:

    shaushaushaushaushaushaushauhsauhsuahsausaushauhsaushaushaushaushauhsaushauhs. Muito boom; e vamos e venhamos, se um viral consegue acabar com uma marca, pq não ir parar no jô?

  14. Top Posts — WordPress.com Says:

    […] […]

  15. idricardo Says:

    Pois é, só acredito vendo e, não é que eu vi?
    :D

  16. robmaia Says:

    Genial. A idéia foi brilhante em todos os sentidos: seja pela originalidade, seja pelo inegável bom-humor. E, se chegou até o programa do Jô, não deixa de ser uma prova de que o chavão está errado – ‘mentira tem pernas longas’. Valeu mesmo. Abraços.

  17. setepalmos Says:

    sensacional. embora eu não goste do jô

  18. Felipe Medeiros Says:

    hehehehe boa!!!

  19. astenia Says:

    Já recebi isso! HAUIOEHAIEU

    Agora concordo com a pessoa abaixo:

    vanedja Disse:
    14/05/2010 às 12:50 am | Responder

    Como checar se isso tb ñ é invenção sua?
    rsrsrs

    :p

  20. Felipe Medeiros Says:

    A mentira e incredulidade de quem faz milagres por dinheiro é fake por natureza. Esse cartaz é tão fake quanto a imagem de um curandeiro urbano – Se igualam, não permenecem extremos.

    Esse tipo de fake está encarnado como piada. Não existiu mérito pela banalização do falso. Só serve como piada. Ora, melhor fim que esse não tem.

    Aliás, cartaz interessante. Mas o post… um pouco exagerado pelo real(?) motivo.

  21. Felipe Medeiros Says:

    “fakearam” meu nome! Até nos comentários rsrs

  22. Paulo Says:

    Genial, cara! Me acabei de rir. E se tivesse recebido o e-mail há uns dois anos teria ligado pro Pai Arnapio pra cancelar um cartão.

  23. Thiago Martins Says:

    Já recebi isso também… muito maneiro…rs

  24. Indignaldo Says:

    Já li vários textos seus e só agora, vendo no cartaz de sua autoria, ” Tu
    Sofre ? ” é que fui perceber que és Manezinho da Ilha !
    Antes eu apostaria todas as minhas moédas em que era mineiro Uai !
    ( De Novo ) Abraçssssssssss!

Deixe um comentário

