Ladrão de tweet. O mais baixo na escala dos… bem, você já deve ter lido algo assim

A partir de hoje, todas as frases ou textos que me inspirarem creditarei “tá rolando nos jornais”, “vi pela internet” e “alguém falou na TV”. Aconselho você a fazer o mesmo. Facilita a vida de todo o mundo e abranda essa fome mundial por holofotes, fama e fortuna que a ralé tem.

Além disso, convenhamos, é um saco checar a origem do achado. E de um tédio descomunal procurar essa famigerada fonte. É melhor deixar para os jornalistas. Principalmente os formados.

Somos amadores de algo que não é digno de ser chamado de profissão. As putas pobres que fazem os outros gozarem. E que ainda pedem desculpas depois de serem usadas.

Os anfitriões de um banquete que se contentam em comer as migalhas. Atores que filmam as suas próprias vidas e nos créditos não são lembrados nem como figurantes.

Nunca passou pela mente – ao menos conscientemente -, me apoderar de qualquer coisa de alguém. Fosse relevante, fosse inexpressiva.

Não dá. Tenho uma cerca eletrificada na cabeça entre o cretinismo e a moralidade. Uma não consegue ultrapassar o terreno da outra. As descargas são desagradáveis.

O conceito de autoria no Brasil não é algo bem visto. Pudera. Sempre fomos papagaios do mundo. Amaldiçoamos o que dá certo. Louvamos o que parece ser – e que sempre acaba se revelando o que já deveríamos ter desconfiado: não é porra nenhuma.

Pouco me importa se alguém plagiou ou incorporou algo que eu tenha feito. Para o bem ou para o mal, é provável que de onde saiu tenha mais. O que aborrece é que ganham dinheiro com essa ludibriação. Recebem elogio e comenda por serviços não prestados. Atitudes que fazem lembrar o que minha saudosa vovó dizia: “uma gente que insiste em gozar com o pau dos outros, porque naquela cabeça, há muito tempo falta ereção”.

Brigar por uma piadinha é medíocre. Mas aplaudir um falsário, prova o quanto você é ridículo.

37 Respostas to “Ladrão de tweet. O mais baixo na escala dos… bem, você já deve ter lido algo assim”

  1. Filippe Trote Says:

    Como outro dia eu vi pela internet, “Deus tá vendo”.

  2. Fábio Güeré Says:

    Vc é um dos caras mais geniais do twitter.
    Parabéns pela ‘sensibilidade’…
    Qto aos mimiografos… podem reproduzir, mas sempre ficarão com aquele cheiro desagradável.

  3. João Carlos Says:

    uma merda mesmo… piratear piada é o fim..

  4. Léo Luz Says:

    Dino, é a propagação da Escola Kibe de Ser: pegue algo que deu certo, e COPIE. Se você ficar famoso, vai ser absolvido.

    • Dino Cantelli Says:

      Não é o caso. É caso de jornalista mesmo que leva ao pé da letra a sua condição de “não revelar a fonte”.

      Faz parte. Tudo o que eu precisava falar disso, está ali em cima. Tá na chuva é pra se molhar.

      Viva a democracia. E o direito de resposta.

  5. Alexandre Dantas Says:

    Acho que isso de roubar tweet é realmente uma droga… Mas acho que quase todos já roubamos um tweetzinho, mesmo que sem querer…
    O Jô Soares vive robando piada do twitter e repassando no prgrama dele (um saco).

    Se vc não tiver nada pra twittar, cai fora, vai pro orkut… Fikdik!

  6. sergio Says:

    Eu acho vc incrível, gosto mesmo doi que escreve….mas convenhamos, é fácil fazer “piada-crítica” sem mostrar a cara, e com isso, nao arcar com as responsabilidades…….assim, como eu agora

    • Dino Cantelli Says:

      Quando você se identifica, você mostra a cara. O conceito de anonimato é outro.

      Para me encontrar, por exemplo, é facílimo. Tem até e-mail de contato.

  7. sergio Says:

    *”do que escreve”

  8. Faaaaa~~~~ Says:

    O pior é que, quando alguém twitta algo engraçado eu já penso que é coisa do @tiodino

  9. Franciele Says:

    Dino eu poderia até dizer pra ti :XÁpraLá.Ñ compensa e bláblá!
    Mas , se fosse comigo eu ia ficar muito Pooooota da vida!
    O Macaco falou na rádio e ainda postou o seu Reply como sendo dele!
    Alguns podem minimizar a situação e achar q brigar por um Reply ñ vale á pena!Mas a pessoa não só ganha os créditos de autoria de algo q ela ñ foi capaz de criar como ganha ás custas da criatividade alheia os outros créditos $$$$!E outra :Eu só te “conheci” e comecei á acompanha-lo e ter minhas risadas diárias garantidas pq alguém deu RT e conferiu-lhe os devidos créditos!E pra mim ñ importa se a pessoa se aproprio indevidamente de um real ou de 1 milhão ,de uma forma ou de outra o cara é ladrão!
    Um bjo eu te amo e ñ tô bêbada!HaHaHa!

  10. Adriano Matos Says:

    A gente sabe que ta ficando velho quando temos professores mais jovens que nos. Voce eh um mestre. Parabens pelas palavras.

  11. Toad Says:

    Primeira coisa: Compartilho em todo seu sentimento sobre as crianças, no contexto deste texto.
    Sobre a cópia na Internet, muito se fala sobre o conceito autoral de obras, como música, texto, o que for e o mínimo que se pede (inclusive dentro de leis interessantes como a Creative Commons) é citar a fonte.

    Ganhar uma grana em cima de obra alheia é vergonhoso.

    Que todo picareta seja descoberto e coberto de pedras quebradas por uma picareta.

    Tá, foi péssimo o trocadilho, mas fica a indignação.

  12. George Says:

    Lamentável, né amigo?

  13. ANDREIA Says:

    Eu uso uma frase a seculos no MSN todos me conhecem por ela ai um belo dia vejo um IDIOTA copiou a minha frase com a mesma letra inclusive..

    Fiquei PUTA e escrevi no lugar da frase

    Adoro “gentem” com personalidade…

    ela tirou a frase depois uns dias e eu continuo com a minha marca registrada!

  14. Roberto Leones Says:

    Muito legal o post!!!

    Acho importante sim, dar créditos aos donos dos pensamentos… Sempre procuro fazer isto na divulgação dos mesmos, uma vez que não sou o dono destes, mesmo que compartilhe a idéia! ;)

  15. Rick Says:

    perdi essa novela, alguem me explica???
    ou trocando em miudos… é pra jogar pedras em quem??? rsrs.

  16. @leandrolopesp Says:

    Curioso. Li um posto de Maio desse ano (a pouco) e lá fala do velho macaco.

  17. Fumante Passivo Says:

    Só um comentário em relação à coluna do Zé Simão na Folha: parabéns, Tio Dino.

  18. Felipe Barros Says:

    pô, não precisava ir tão a fundo na descrição dos jornalistas… nós também somos humanos e (alguns) temos sentimentos, cara!

    • Dino Cantelli Says:

      Meus melhores amigos e as pessoas que mais admiro são jornalistas. Eu aplaudo de pé quem faz valer a profissão. Ah, e aproveito a oportunidade também para mandar um abraço a todos os garis do Brasil. Vamos ter um feliz 2010!

  19. fã do tiodino Says:

    olha eu admito que sou umas das pessoas que pegam algumas de suas piadas emprestadas pra contar pros meus amigos,mas sempre dou o crédito pra você e ainda falo para as pessoas ate seguirem no twitter porque eu acho você sensacional!
    e como diria o @ocriador num adianta fingir q a piada é nossa porque DEUS TÁ VENDO!

  20. Marie Cecille Says:

    Pois é, eu me sinto enganada. Lia o simão desde de adolescente, mas hj penso quantas pessoas ele não desrespeitou assim também ao longo dos anos, não consigo entender pq as mídias nas quais ele escreve ou fala ficam tão insensíveis a um fato que se repete há anos.

  21. Eduardo Ribeiro Says:

    Acho que o Zé Simão tem o melhor emprego do mundo pq os “monkeynautas” deixam ele na cara do gol, ele só tem o trabalho de empurrar.
    Quando entrei no twitter há apenas 3 meses, eu atirava pra todo lado, falava frase de todo mundo, até que tuitei a frase de um humorista aqui do Piauí que me seguia, foi uma tremenda vergonha, ele pagou geral pra cima de mim, depois disso passei a combater o tráfico de intelécto.

  22. Design RN Says:

    Muito bom seu texto

  23. Marcos Hayun Says:

    Tio Dino,

    Antes de tudo, parabéns pelo seu twitter. Fico até constrangido de usufruir do seu bom péssimo humor de graça. E aproveito para registrar a prova de mais uma sugada descarada com um post seu.

    @tiodino: http://twitter.com/tiodino/status/7881988123
    @josesimaoband: http://twitter.com/josesimaoband/status/7956015635

    Lamentável.

  24. marcinho Says:

    Plágio é para os fracos. Ainda mais quando a pessoa é conhecida. Te dão uma porrada na cara e você não pode revidar. Curti a atitude do post. Seu twitter é do caralho!

    abraços

  25. Marí Pinheiro Says:

    Tio Dino, como sempre você é foda, te admiro muito, muito mesmo. Continue com esse humor ácido e negro. ;) Te amo beijomebina

  26. odeiocalor Says:

    Nada contra jornalistas, adoro eles amarrados em um navio naufragando, principalmente com outro fazendo a cobertura do evento.

    Retratações públicas são ainda melhores quando acompanhadas de nomes, mas enfim.

    Fica a lembrança do momento.

    Quanto a cerca eletrificada do teu cérebro, da próxima vez, leva um alicate.

  27. ThePzr Says:

    Bom, hj em dia, plágio e homenagem é correlato, né? Pelo menos para alguns. Como sou músico, sofro de alguns percalços assim. MAs acredito naquilo que vc fala, que onde saiu a idéia, sempre tem mais. O que copia, fica só com aquilo….enfim….
    Me fez lembrar dos textos que corriam à solta por e-mail onde se dizia que era do Veríssimo, e ele mesmo disse que desconhecia aquilo, e que às vezes recebia algumas coisa e até achava que era bom….

  28. Top Posts — WordPress.com Says:

    […] Ladrão de tweet. O mais baixo na escala dos… bem, você já deve ter lido algo assim A partir de hoje, todas as frases ou textos que me inspirarem creditarei “tá rolando nos jornais”, “vi pela […] […]

  29. julian martinez Says:

    oi meu nome e julian e represento o bananas games eu gostaria de uma parceria passiva onde eu colocaria seu banner no meu site e vc colocariameu baner noseu desde ja agradeço http://bananasgame.wordpress.com

  30. RAFAEL Says:

    Neste ano de 2009 a banda do senhor plagio Jo Soares roubou uma parte do solo da música Tiroteio no bairro.
    Puta fdp tocou o solo da guitarra em outros instrumentos, plagio PURO!

  31. tibartz Says:

    Eu sei que o que vou falar você não vai acreditar, mas a quantidade de piadas que roubaram de mim é incrível. Várias já vi circulando pela faculdade ou por amigos de amigos. E eu não ganhei a fama.

    Concordo com o texto acima e toda a questão do anonimato ou de se revelar a fonte, que eu não vou comentar aqui por razões óbvias.

    Abraço!

  32. Os Sanguessugas do Twitter « Says:

    […] Até mesmo famosos são pegos twittando sem dar créditos ou falando em seus programas as frases que geralmente são a eles enviadas por esses sanguessugas que navegam pela rede.  Um dos autores mais copiados é o irreverente e genial Dino Cantelli, o @TioDino que já escreveu sobre o assunto em seu blog. […]

Deixe um comentário

